quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Imensidão - Parte 1


É tão bom se encantar pelas coisas simples e perceber que não é preciso muito para ser feliz...

Hoje comecei meu dia olhando o mar... E realmente esta frase veio a calhar. É engraçado como a gente gosta de complicar as coisas, as pessoas, as ocasiões... Mas demoramos tanto a perceber que o que realmente importa está no simples, no óbvio. Não é preciso muito para ser feliz.

Sim... Eu fui feliz, muito feliz neste primeiro rodízio do meu Internato.
A gente inicia essa jornada com tanto medo, com tanta expectativa, com tanta ansiedade... Aquele famoso medo do novo. Mas hoje, depois dessas semanas todas percebo o quanto a gente pode crescer sem nem mesmo notar. É uma evolução diária junto com aqueles que nos ensinam tanto... Nossos pacientes.

Na medicina de família e comunidade eu aprendi um mundo de novas informações. Aprendi um mundo de especialidades. Aprendi um mundo de medicamentos. Um mundo de patologias. Um mundo de transtornos. Mas também aprendi um mundo de sensibilidade. Aprendi um mundo de sonhos. De anseios. De medos. Aprendi, na prática, a importância real do trabalho multidisciplinar. Aprendi a importância da visita domiciliar. Dos grupos de apoios. Aprendi o mundo do Método Clínico Centrado na Pessoa, o mundo da verdadeira empatia. Aprendi sobre o SUS que funciona, SIM. Aprendi sobre o mundo das pessoas que se doam.

Olho pro mar... Imensidão. Olho pra mim... gratidão.

Mas sei que esse é só o começo... Dessa imensidão de informações, de aprendizado, de conhecimentos, ainda me falta tanto!!

Mirella Cristina

Nenhum comentário: