terça-feira, 6 de maio de 2014

Horizonte Horizontal


Horizonte. Horizontal.
Quão belo és tu.
Mesmo belo permites que outros brilhem.
Se igualem. Seja feita a justiça da equidade..

Gosto de olhar e apreciar o Horizonte. Tão horizontal. Tão dono de si. Mas que ao mesmo tempo, quando chega a hora, permite que outras belezas também tenham forma, permite o brilho de outrem, como o sol ao nascer.. como o sol ao se pôr.

Uma hora todos se igualam, as belezas fluem e se tornam rentes. Horizontal.

Para mim, assim tem que ser as relações. Qualquer relação pode ser construída e mantida horizontalmente. Nada de "alguns momentos é preciso estar acima". Acima de que? Acima de quem? Quem és para estar acima ou abaixo de alguém? Quem se permite sentir que está "acima" de alguém costuma se sentir para sempre lá, que lá é seu lugar. Acaba sendo difícil arriscar descer. 

Relações não podem ser pautadas verticalmente.

Todos nós precisamos aprender um com o outro. A pessoa ao lado, independente de quem seja, sempre tem um pouquinho a nos ensinar. São exemplos de vida que, às vezes, passam despercebidos. A gente esquece que o outro pode estar a sofrer (mais do que você), pode estar feliz (mais do que você), pode estar com uma ideia (melhor que a sua). A única coisa que precisamos fazer é dar a chance. É permitir. Aprender. Ouvir. Compartilhar. Deixar ser e sentir igual. 

- No meu trabalho, muitas vezes tenho medo que esse meu pensamento se confunda e seja interpretado como insegurança ou, até mesmo, incapacidade de realizar, imaginar, pensar algo sozinha. De não querer fazer tudo sozinha porque é "mais fácil'. Bah. Deixem pensar. Prefiro acreditar que quem pensa assim realmente não me conhece. 
Então está na hora de conhecer. 
Essas pessoas não sabem o quão grandes e o quão melhores podemos ser quando permitimos que todos sonhem e se sintam parte daquilo? Que todos juntos, construindo algo, as bases para qualquer grande feito, para qualquer relacionamento, se torna muito mais sólido, muito mais forte? Mais vivo. Mais democrático. Mais justo. Mais Horizontal.
Lindo.
Como o Horizonte. 

Eu apenas sou o fósforo. 
A chama só continua a existir porque existiram/existem muitos outros componentes.

Mirella Cristina

Um comentário:

Lucas - Blog: Overture disse...

Esse texto que postaste, cuja ‘horizontalidade’ se confunde com ‘comunidade’ ou com o lema francês ‘liberdade, igualdade, fraternidade’, é de uma beleza rara. É fato geográfico que mesmo os horizontes, muitos deles, projetam montanhas, mas isto não atrapalha a ideia principal: se enxergamos a montanha no horizonte é porque nada ao nosso redor se fez de montanha que nos impedisse a visão; também é fato bio-físico que cada um tem um horizonte, de acordo com sua estatura, mas é o compartilhamento dessa visão geral que forma o ‘um’. Sim, a visão horizontal é democrática, justa, equilibrada. E o texto é extremamente belo, de horizonte a horizonte. Beijossssss